Imprimir

O Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LEA) é um Laboratório associado à Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações (FCT) e à Faculdade de Engenharia Elétrica e Biomédica (FEE) do Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Comunicações sem Fio (INCT-CSF).

 

LEA tem por objetivo exercer atividades de ensino e pesquisa em graduação e pós-graduação, desenvolver projetos e prestar serviços nas áreas relacionadas com aplicações em telecomunicações, e conta com a cooperação de vários parceiros nacionais e internacionais tanto da indústria quanto da academia. A infraestrutura do LEA foi implantada e vem sendo mantida com recursos captados junto às agências de fomento (FINEP, CAPES, CNPq, FAPESPA) e por meio de projetos de P&D realizados em parcerias com empresas, em especial, financiamentos relacionados aos fundos setoriais de informática e de energia. As parcerias com grupos do exterior tem favorecido a inserção do grupo em pesquisas de ponta desenvolvidas na área, sob liderança dos grupos do exterior. Com formação de forte rede de colaboração, os resultados se tornaram mais expressivos, em termos de formação de recursos humanos e difusão científica. Finalmente, a parceria com empresas possibilitou inovação e transferência de conhecimento para indústria. Projetos com a empresa Ericsson Telecomunicações S. A. rendeu à Universidade Federal do Pará o prêmio nacional de “Melhor Parceria Empresa Universidade”, pelo projeto de 2010 intitulado “Desenvolvimento de Pesquisa na Área de Banda Larga usando a Tecnologia DSL”  (fonte).

 

Os pesquisadores do LEA atuam no programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.